A palavra peeling vem da língua inglesa: o verbo "to peel" significa descascar. Os peelings consistem na aplicação de substâncias químicas (como ácidos) que promovem descamação e renovação da pele, além de estimular a produção de colágeno
Peeling de ácido retinóico
O que é: trata-se de um ácido derivado da vitamina A, utilizado nos peelings nas concentrações de 1 a 5%. Geralmente as primeiras sessões são realizadas com concentrações mais baixas, que vão sendo aumentadas gradativamente. Pré-tratamento: uma fórmula com ácidos e hidroquinona é indicada por pelo menos 2 semanas antes do peeling.
Aplicação: feita no consultório, dura cerca de 20 minutos. O paciente vai para casa com o produto, que poderá ser removido com água e sabonete neutro após 6 horas. Número de sessões: 5, em média. Intervalo entre as sessões: 7 a 14 dias.
Pós-peeling: a descamação costuma começar após 2 dias e se mantém por cerca de 3 dias; alguns pacientes ficam com a pele avermelhada durante esse período também. A descamação costuma ser fina e não chega a atrapalhar o dia a dia, podendo a pessoa voltar à sua vida normal no dia seguinte.
Contra-indicações: gestantes e mulheres que estão amamentando; herpes em atividade.
Peeling de pasta de Jessner
O que é: trata-se de um peeling indicado para tratamento da acne, fotoenvelhecimento e manchas. Pré-tratamento: uma fórmula com ácidos e hidroquinona é indicada por pelo menos 2 semanas antes do peeling.
Aplicação: feita no consultório, dura cerca de 20 minutos. Número de sessões: 4, em média. Intervalo entre as sessões: 7 a 14 dias.
Pós-peeling: a descamação costuma começar após 2 dias e se mantém por cerca de 3 dias; alguns pacientes ficam com a pele avermelhada durante esse período também. A descamação costuma ser fina e não chega a atrapalhar o dia a dia, podendo a pessoa voltar à sua vida normal no dia seguinte.
Contra-indicações: gestantes e mulheres que estão amamentando; herpes em atividade.
Peeling de ATA
O que é: trata-se de um peeling médio a profundo com ácido tricloroacético, indicado para tratamento do fotoenvelhecimento e manchas. Muitas vezes é associado a uma aplicação prévia da solução de Jessner para potencializar seu efeito.
Pré-tratamento: uma fórmula com ácidos e hidroquinona é indicada por pelo menos 2 semanas antes do peeling; pode ser necessário o uso de antivirais 3 dias antes do peeling.
Aplicação/pós-peeling: feita no consultório, dura cerca de 40 minutos. Durante a aplicação há um ardor intenso, que é minimizado com uso de ventilador . A pele assume aspecto esbranquiçado durante algumas horas e depois fica acastanhada e com crostas superficiais, que começam a se soltar a partir do terceiro dia. Nas 2 semanas seguintes à aplicação, a pele fica rosada. Número de sessões: geralmente apenas 1. Intervalo entre as sessões: 7 a 14 dias.
Contra-indicações: gestantes e mulheres que estão amamentando, herpes em atividade. Peles escuras ou amarelas/orientais devem evitar esse tipo de peeling, já que há um risco maior de formação de manchas e quelóides.
Peeling de fenol
O que é: trata-se de um peeling profundo e, dessa forma, é bem mais agressivo que os demais. A recuperação pode durar até um mês. No entanto, os resultados costumam ser muito bons, com renovação importante da pele e diminuição até mesmo das rugas profundas como aquelas que surgem ao redor da boca e dos olhos.
Pré-tratamento: uma fórmula com ácidos e hidroquinona é indicada por pelo menos 2 semanas antes do peeling, além de antibióticos e antivirais.
Aplicação: feita em ambiente cirúrgico, com monitorização cardíaca, devido ao risco de arritmias cardíacas. Dura cerca de 1 hora.
Pós-peeling: há a formação de muitas crostas, o que exige o uso de curativos, entre outros cuidados especiais. O sol é proibido por pelo menos 3 meses após o peeling.
Contra-indicações: peles morenas ou negras, pessoas com tendência à quelóide e cicatrizes hipertróficas, problemas cardíacos.