Criar uma Loja Virtual Grátis
ONLINE
1








Total de visitas: 8681
Dermatologia

            


Tratamentos - Contra-indicações - Aplicação

Peeling

    A palavra peeling vem da língua inglesa: o verbo "to peel" significa descascar. Os peelings consistem na aplicação de substâncias químicas (como ácidos) que promovem descamação e renovação da pele, além de estimular a produção de colágeno

Peeling de ácido retinóico

    O que é: trata-se de um ácido derivado da vitamina A, utilizado nos peelings nas concentrações de 1 a 5%. Geralmente as primeiras sessões são realizadas com concentrações mais baixas, que vão sendo aumentadas gradativamente.    Pré-tratamento: uma fórmula com ácidos e hidroquinona é indicada por pelo menos 2 semanas antes do peeling.

    Aplicação: feita no consultório, dura cerca de 20 minutos. O paciente vai para casa com o produto, que poderá ser removido com água e sabonete neutro após 6 horas. Número de sessões: 5, em média. Intervalo entre as sessões: 7 a 14 dias.

    Pós-peeling: a descamação costuma começar após 2 dias e se mantém por cerca de 3 dias; alguns pacientes ficam com a pele avermelhada durante esse período também. A descamação costuma ser fina e não chega a atrapalhar o dia a dia, podendo a pessoa voltar à sua vida normal no dia seguinte.

Contra-indicações: gestantes e mulheres que estão amamentando; herpes em atividade.

Peeling de pasta de Jessner

    O que é: trata-se de um peeling indicado para tratamento da acne, fotoenvelhecimento e manchas.    Pré-tratamento: uma fórmula com ácidos e hidroquinona é indicada por pelo menos 2 semanas antes do peeling.

    Aplicação: feita no consultório, dura cerca de 20 minutos. Número de sessões: 4, em média. Intervalo entre as sessões: 7 a 14 dias.

    Pós-peeling: a descamação costuma começar após 2 dias e se mantém por cerca de 3 dias; alguns pacientes ficam com a pele avermelhada durante esse período também. A descamação costuma ser fina e não chega a atrapalhar o dia a dia, podendo a pessoa voltar à sua vida normal no dia seguinte.

Contra-indicações: gestantes e mulheres que estão amamentando; herpes em atividade.

Peeling de ATA

    O que é: trata-se de um peeling médio a profundo com ácido tricloroacético, indicado para tratamento do fotoenvelhecimento e manchas. Muitas vezes é associado a uma aplicação prévia da solução de Jessner para potencializar seu efeito.

    Pré-tratamento: uma fórmula com ácidos e hidroquinona é indicada por pelo menos 2 semanas antes do peeling; pode ser necessário o uso de antivirais 3 dias antes do peeling.

    Aplicação/pós-peeling: feita no consultório, dura cerca de 40 minutos. Durante a aplicação há um ardor intenso, que é minimizado com uso de ventilador . A pele assume aspecto esbranquiçado durante algumas horas e depois fica acastanhada e com crostas superficiais, que começam a se soltar a partir do terceiro dia. Nas 2 semanas seguintes à aplicação, a pele fica rosada. Número de sessões: geralmente apenas 1. Intervalo entre as sessões: 7 a 14 dias.

Contra-indicações: gestantes e mulheres que estão amamentando, herpes em atividade. Peles escuras ou amarelas/orientais devem evitar esse tipo de peeling, já que há um risco maior de formação de manchas e quelóides.

Peeling de fenol

    O que é: trata-se de um peeling profundo e, dessa forma, é bem mais agressivo que os demais. A recuperação pode durar até um mês. No entanto, os resultados costumam ser muito bons, com renovação importante da pele e diminuição até mesmo das rugas profundas como aquelas que surgem ao redor da boca e dos olhos.

    Pré-tratamento: uma fórmula com ácidos e hidroquinona é indicada por pelo menos 2 semanas antes do peeling, além de antibióticos e antivirais.

    Aplicação: feita em ambiente cirúrgico, com monitorização cardíaca, devido ao risco de arritmias cardíacas. Dura cerca de 1 hora.

Pós-peeling: há a formação de muitas crostas, o que exige o uso de curativos, entre outros cuidados especiais. O sol é proibido por pelo menos 3 meses após o peeling.

Contra-indicações: peles morenas ou negras, pessoas com tendência à quelóide e cicatrizes hipertróficas, problemas cardíacos.

Escleroterapia

    A escleroterapia ou "secagem", é uma técnica destinada às microvarizes e telangiectasias – pequenas dilatações venosas, simples ou agrupadas e de tratamento não cirúrgico. Através da injeção de substâncias químicas, ocorre inflamação nos trajetos dessas veias de pequeno calibre, com posterior fibrose – endurecimento – e obstrução ao fluxo sanguíneo.

    É realizada ambulatorialmente, no próprio consultório médico, sem a necessidade de anestesia. Orienta-se que no primeiro dia após as sessões, seja feito repouso com as pernas elevadas. Já no dia seguinte, a pessoa está liberada para as atividades habituais. Pode haver desconforto mínimo, quando da injeção do líquido esclerosante, do tipo ardência ou queimação, e que é fugaz.

    Na presença de varizes nos membros inferiores de indicação cirúrgica, é bom senso realizar primeiro o tratamento cirúrgico e depois a escleroterapia – a recidiva é menor nos casos de cirurgia realizadas previamente à escleroterapia.

    Não necessariamente há recidiva. As microvarizes tendem a reaparecer em virtude de sua etiologia ainda desconhecida, mas dependente de alguns fatores de caráter genético e predisposição pessoal, associada a fatores agravantes e/ou desencadeantes, como a gestação ou alterações hormonais.

    Os resultados não são imediatos à realização do procedimento, sendo necessário alguns dias – em média 2 a 3 semanas – para se observar a melhora; assim como não é em apenas uma sessão que se obtém os melhores resultados. Principalmente naquelas pacientes com acometimento difuso, o tratamento pode ser prolongado.

    O intervalo entre uma sessão e outra depende da recuperação de cada pessoa. Em zonas anteriormente não tratadas, as sessões podem ser realizadas com intervalos curtos – semanalmente; já em áreas anteriormente tratadas, é prudente esperar a evolução do local tratado para uma nova sessão, sendo aguardado em média de 2 a 4 semanas, até que desapareçam bem a reação inflamatória e os eventuais hematomas. As sessões duram cerca de 20 a 30 minutos.

Micro Cirurgias

    São realizadas as Retiradas de Pintas e Verrugas através de micro-cirurgias realizadas no próprio consultório. Primeiramente é feito uma análise do local e se necessário marcado o procedimento. O material retirado é enviado ao Laboratório para análise.

Procedimento: É feita uma pequena incisão na região. Cicatriz: Fina e da coloração da pele. Tipo de anestesia: Local com sedação. Duração: Menos de uma hora.

Palavra do médico: Além da preocupação estética, a retirada de sinais é importante para a prevenção e/ou detecção de câncer de pele.

Pré-operatório: É preciso realizar todos os exames solicitados pelo cirurgião e informá-lo sobre todos os remédios que faz uso, desde anticoncepcionais até antidepressivos. Na cirurgia, você será anestesiada (o) e alguns medicamentos podem alterar a coagulação levando a um sangramento excessivo.

Pós-operatório: Mesmo sendo um procedimento pequeno, não faça movimentos bruscos e repouse para evitar que a cicatriz fique alargada. Compareça a todas as consultas de retorno e se necessário utilize pomadas ou placas de silicone, conforme orientação médica. Evite o sol, ele age tanto nas equimoses (manchas roxas) quanto nas cicatrizes recentes, podendo pigmentar a pele e deixar uma marca permanente. Após o 3º dia, não existe qualquer inconveniente em se expor ao sol ao sair de casa, mas não saia sem aplicar o protetor solar FPS 30.

Volta às atividades: Geralmente, não há restrições para realização das atividades do dia-a-dia.

Toxina Butolínica

    Utilizamos o BOTOX da fabricante Allergan, considerado a melhor toxina do mercado.

O que é: A toxina botulínica é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum e provoca relaxamento muscular por meio da inibição de uma substância química chamada acetilcolina na junção entre o nervo e o músculo (placa neuromuscular). A utilização da toxina botulínica na dermatologia estética/cosmiatria iniciou-se na década de 90, proporcionando uma melhora bastante significativa das rugas de expressão por meio de relaxamento de músculos específicos. É um procedimento muito seguro desde que bem aplicado por médico especialista.

Indicações: As principais indicações deste procedimento são tratamento das rugas da glabela (entre as sobrancelhas), rugas da testa, "pés-de-galinha" (na área dos olhos), levantamento das sobrancelhas, abertura dos olhos (ocidentalização das orientais), levantamento da ponta do nariz, melhora das rugas em volta dos lábios nos fumantes, levantamento do canto da boca, diminuição do sorriso gengival, diminuição das rugas horizontais do pescoço, diminuição das rugas do V do decote (colo). A toxina botulínica também pode ser usada no tratamento da hiperidrose (excesso de suor) nas axilas, mãos e pés.

Como é feito: A diluição da substância é feita com soro fisiológico. Cerca de 30 minutos antes da aplicação, a região a ser tratada deve ser anestesiada com cremes específicos. A injeção é feita nos pontos predeterminados.

Duração do procedimento: De 15 a 30 minutos    Tempo de recuperação: É imediata; alguns pacientes podem ficar com pequenos hematomas.

Contra-indicações: Mulheres grávidas ou que estão amamentando; uso de antibióticos aminoglicosídeos.

Cuidados pós-aplicação: É aconselhável não deitar nas 4 horas seguintes à aplicação e não fazer atividade física por 48 horas.

Duração do tratamento: A ação da toxina botulínica inicia-se após cerca de 48 horas da aplicação, atingindo o resultado máximo em até 15 dias. A duração desse resultado pode variar entre 3 a 6 meses.

Observações interessantes: A toxina botulínica tem também um efeito preventivo de rugas de expressão. Para algumas pode parecer exagero aplicar em pessoas jovens, mas não é. Se a pessoa faz muita mímica facial, o relaxamento temporário dos músculos proporcionados pela toxina botulínica acabam diminuindo a movimentação muscular e, consequentemente, perde-se o hábito de contrair partes do rosto responsáveis pelas rugas dinâmicas (de expressão).

Carboxiterapia

    A Carboxiterapia é utilizada no combate à gordura localizada, celulite, estria e flacidez. É indicada também para redução de olheiras e linhas de expressão ou rugas.

    Carboxiterapia Funciona?     Sim. Entenda: o tratamento é realizado através de injeções de gás carbônico em locais com gordura localizada, como abdômen, flancos, culotes, glúteos, pernas.    Esse gás aumenta o fluxo de oxigênio nos tecidos e melhora a circulação. Como consequência, acabamos queimando mais gordura, a cicatrização melhora e a produção de colágeno e elasticidade da pele também é aumentada.

Resultados rápidos com a Carboxiterapia

    A sessão da Carboxiterapia dura até 30 minutos, dependendo da região a ser aplicada. A partir da quinta sessão, já se nota a pele mais saudável e lisinha. Também é perceptível a redução de centímetros nas medidas.

    A Carboxiterapia funciona, e para melhores resultados, recomendamos fazer de 10 a 20 sessões, divididas em uma ou duas vezes por semana.    Outra maneira de tornar o tratamento ainda mais eficaz é realiza-lo junto com o tratamento de drenagem linfática.

Intradermoterapia

    A intradermoterapia consiste na aplicação de medicamentos na pele ou subcutâneo. Técnica de origem francesa, tem como intuito proporcionar uma alta concentração do fármaco (remédio) no local de ação, com poucos efeitos colaterais, visto que a absorção e concentração deste no sangue é muito menor do que se fosse dado por via oral.    Vários são os medicamentos disponíveis para o tratamento, ficando o médico responsável pela escolha da mescla (mistura dos fármacos), dependendo do objetivo do tratamento.

Indicação: gordura localizada, flacidez, celulite.

O que é: introdução de produtos ativos especificos pela pele.

Como funciona: A introdução dos produtos com princípios comprovados. Estes agem aumentando a permeabilidade celular e promovendo a vasodilatação que favorece a chegada do material.

Numero Sessões indicadas: Minimo de Dez.

Lipossomas de Girassol 6,8%

        Trata-se de um medicamento injetável manipulado sob prescrição médica que partiu da mesma concepção dos Lipossomas de Girassol 5%, mas com melhorias em relação à estabilidade, ação lipolítica e menor dor local. Os Lipossomas de Girassol 6,8% concentrado + L-Carnitina Estabilizada 500mg/5mL possui maiores ações lipotrópicas e conseqüentes maiores ações lipolíticas, e que associados ao efeito termogênico da L-Carnitina Estabilizada 500mg/5mL diminuem significativamente as medidas locais, com melhor adesão ao tratamento por menor dor local nas aplicações, maior estabilidade de medicação por não mais necessitar de refrigeração.    

Tratamentos das doenças da pele, unhas e cabelo

    Tratamentos feitos em consulta, a Dra. Define preços e tipos de tratametnos.

Acne

    Dermatose bastante frequente na adolescência, mas que pode acometer também adultos. Pode se manifestar de diferentes formas e com intensidade variável, mas quanto antes for instituído o tratamento melhor, pois, dessa forma, menores são as chances de cicatrizes e manchas inestéticas.

Alergias

    As alergias de pele mais frequentes são a dermatite de contato e a dermatite atópica. A dermatite de contato, como o próprio nome diz, é causada por alguma substância com potencial alergênico em contato com a pele. O diagnóstico dessa dermatose depende de uma avaliação clínica cuidadosa, associada a um teste de contato, exame que muitas vezes permite identificar o causador desse problema de pele. A dermatite atópica é uma forma de alergia de pele, mais frequente nas pessoas com antecedentes de outras formas de atopia, tais como rinite alérgica e bronquite. Tende a ser uma doença de pele crônica e pode acometer desde bebês até adultos. Geralmente, a dermatite atópica se manifesta nos primeiros 5 anos de vida, sendo uma dermatose relativamente frequente nas crianças. O sucesso do controle dessa dermatose e a melhora da qualidade de vida do paciente depende de uma acompanhamento clínico adequado, com uso de medicamentos que proporcionam o controle dessa dermatose.

Dermatite Seboreica

    Dermatose bastante comum, não contagiosa, que costuma atingir áreas da pele onde a secreção sebácea é maior, como o couro cabeludo, face (nas regiões laterais ao nariz, entre as sobrancelhas e atrás das orelhas), além do tórax. Esse problema de pele geralmente manifesta-se através de descamação, vermelhidão e coceira, que pode ser leve até mesmo muito intensa. Há uma predisposição familiar para desenvolver a dermatite seborreica, mas fatores como tensão emocional, obesidade e ingestão de alimentos muito condimentados podem contribuir para agravar o problema. O seu tratamento visa o controle das lesões com uso de medicamentos adequados, que podem ser sistêmicos nos casos mais graves e resistentes.

Hiperidrose

    É um distúrbio caracterizado por sudorese excessiva, problema que atinge cerca de 1% da população. Pode ocorrer no rosto e crânio (hiperidrose crânio-facial), nas mãos (hiperidrose palmar), nas axilas (hiperidrose axilar) e/ou nos pés (hiperidrose plantar). Embora o mecanismo exato por que isto ocorre não esteja ainda bem esclarecido, as hiperidroses são usualmente causadas por um aumento na atividade do sistema nervoso simpático, um sistema autônomo sobre qual não temos controle. O tratamento depende da localização e da intensidade da hiperidrose e pode ser feito com fórmulas tópicas contendo cloreto de alumínio, aplicação de toxina botulínica (Botox®) ou através de uma cirurgia chamada simpatectomia.

Manchas

    Dermatose bastante freqüente, especialmente nas mulheres a partir dos 25 anos, constituem um dos principais motivos de consulta ao dermatologista. Com tratamento adequado, grandes são as chances de tratamentos com bons resultados. Mais detalhes em Tratamento de manchas.

Micoses

    Os fungos podem causar micoses na pele, cabelos e unhas. Após avaliação clínica da lesão, pode ser realizada uma raspagem do local acometido (exame micológico direto e cultura para fungos) para identificação do tipo de fungo. Esse exame auxilia na escolha do tratamento mais específico para tratar essa dermatose.

Pseudofoliculites

    Dermatose bastante freqüente nos homens (na região da barba) e nas mulheres (na região da virilha), manifesta-se como "bolinhas" vermelhas inflamadas, às vezes com presença de pus. Esse problema costuma ser desencadeado e agravado pelo ato de barbear ou depilar. Os pelos são encurvados no folículo e novamente introduzem-se na epiderme - "pelo encravado"- sendo assim, facilmente infectados secundariamente por bactérias da pele. O tratamento pode ser feito com cuidados locais e medicamentos tópicos específicos que ajudam a controlar o problema. Mas para um resultado mais consistente e duradouro a depilação a laser é o procedimento mais indicado.

Psoríase

    Dermatose de evolução crônica, caracteriza-se por placas avermelhadas e descamativas, que atingem com maior freqüência cotovelos e joelhos, mas pode acometer qualquer parte da pele, inclusive o couro cabeludo. Com um tratamento adequado, é possível controlar essa doença de pele, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Queda de cabelos

    Problema bastante comum em homens e mulheres, mas que pode acometer inclusive as crianças. É de fundamental importância que haja uma investigação detalhada das causas da queda. Dependendo do caso, podem ser solicitados exames para auxiliar na indicação do tratamento mais adequado, que pode incluir loções capilares específicas, medicamentos via oral e mesoterapia capilar.

Quelóides

    São cicatrizes exageradas, que podem surgir após traumas na pele como excisões cirúrgicas, ferimentos, queimaduras, vacina e lesões de acne. Geralmente há uma tendência individual e familiar para o aparecimento do quelóide, sendo mais freqüente em pessoas negras e mestiças. O tratamento pode ser feito com uso de medicamentos tópicos específicos, infiltração intralesional de corticóide, crioterapia, excisão cirúrgica seguida de betaterapia. A indicação do tratamento mais adequado depende de uma avaliação detalhada do histórico do paciente e exame clínico das lesões.

Unhas fracas

    Problema particularmente comum nas mulheres, pode ocorrer como consequência do ressecamento da unha causada por produtos químicos (entre eles, acetona e esmaltes), mas também pode refletir a falta de algum nutriente no organismo. Com tratamento adequado é possível solucionar esse problema.

Vitiligo

    Alteração de pele caracterizada por manchas completamente brancas, de vários tamanhos, que podem se localizar em qualquer parte do corpo, inclusive nas mucosas e nos cabelos. As manchas de vitiligo não são contagiosas e nem apresentam sintomas como coceira, mas pode causar problemas relacionados à auto-estima e convívio social. A causa do vitiligo ainda é desconhecida, mas quanto antes for instituído o tratamento, maiores são as chances de resultados satisfatórios.

Preenchimentos de Sulcos, Rugas e Lábios

    Utilizamos o Ácido Hialurônico.

O que é: Técnica de rejuvenescimento em que substâncias temporárias ou permanentes são injetadas na pele para preencher os sulcos ou aumentar partes do rosto, como o contorno maxilar e os lábios. A substância temporária mais utilizada atualmente é o ácido hialurônico e a permanente é o Polimetilmetacrilato. Um grande avanço dessa técnica que ocorreu recentemente foi associação de um anestésico muito utilizado na medicina (lidocaína) ao ácido hialurônico. Isso permite uma aplicação muito confortável, pois praticamente não há dor durante o procedimento, devido à presença do anestésico. O nome comercial desse preenchedor é juvéderm ultra.

Como é feito: Uma pomada anestésica é passada no local e a injeção com a substância é aplicada de forma mais superficial ou profunda, segundo a densidade da substância e a profundidade e localização da ruga.

Duração do procedimento: De 15 a 40 minutos.    Tempo de recuperação: É imediata; em alguns pacientes, o local pode ficar inchado e com hematomas por cerca de 1 semana.

Contra-indicações: Pessoas com doenças auto-imunes, grávidas ou mulheres que estão amamentando.    Quando fazer: Em qualquer idade; não há contra-indicação formal para a utilização em pessoas jovens, desde que haja necessidade real. O mais comum é que sulcos ou perda de volume em certas regiões da face, que podem ser corrigidos com o preenchimento, surjam após os 30 anos, em função do processo de envelhecimento. Alguns indivíduos, por causas hereditárias, podem apresentar essas características ou se incomodar com elas bem mais cedo com 20 anos ou menos.